Como customizar o menu iniciar do Windows 10
14 de dezembro de 2016
Nenhum Comentário
Como customizar o menu iniciar do Windows 10
Como customizar o menu iniciar do Windows 10

Como customizar o menu iniciar do Windows 10

Nenhum Comentário

Com o triunfante retorno do menu Iniciar do Windows 10 – uma das ausências mais sentidas no lançamento do Windows 8 -, o Windows 10 conseguiu engrenar e aderir diversos adeptos, principalmente quem preferiu permanecer no 7 depois das mudanças acontecidas no 8. Assim como nas versões anteriores do sistema da Microsoft, existem maneiras para customizar o menu inicial do Windows 10 da maneira que preferir. Por isso, trouxemos logo abaixo algumas maneiras de realizar essa personalização.

 

 

Dica: Confira 17 alternativas ao prompt de comando do Windows e facilite o uso de comandos avançados no sistema!

Customizando a lateral esquerda do menu iniciar

Com a atualização de aniversário do Windows 10, que aconteceu no final de julho, a coluna à esquerda trouxe alguns ícones, como uma foto sua, representando a conta que está logado e um para desligar, reiniciar ou suspender a atividade do computador. Esses dois exemplos são obrigatórios.

customizar-menu-iniciar-windows-10

Para adicionar mais ícones – com limite de 12 -, abra o menu de Configurações, siga para PersonalizaçãoIniciar e clique na última opção do menu, chamada Escolher quais pastas são exibidas em Iniciar, conforme pode ser visto na captura de tela abaixo:

customizar-menu-iniciar-windows-10-esquerda

No menu que se abrirá, basta escolher as opções que gostaria de acessar rapidamente através do menu Iniciar. Confira como fica a barra com todas as opções ativadas, em comparação com o mostrado na primeira imagem deste artigo:

customizar-menu-iniciar-windows-10-tudoativado

Volte para a tela inicial do Windows 8

Apesar de não ter sido bem recebida, existem pessoas que acabaram por gostar à tela inicial do Windows 8 e não gostariam de tê-la abandonado no Windows 10. Para quem deseja voltar ao padrão estabelecido pelo antecessor, basta retornar ao app de Configurações do Windows, escolher Personalização -> Iniciar e ativar a opção Usar tela inteira de Iniciar.

customizar-menu-iniciar-windows-10-iniciarwindows8

Como customizar o menu iniciar do Windows 10: Mudando as cores

Para alterar as cores do menu iniciar, assim como as bordas das janelas e a central de ações do Windows, retorne ao menu de Personalização, mas, ao invés de Iniciar, vá para a opção Cores e selecione uma entre as opções disponíveis. Para não escolher às cegas, uma prévia é mostrada no topo, que mostrará o resultado da mudança.

customizar-menu-iniciar-windows-10-cores

Outras opções também estão disponíveis abaixo, como mudar o tom do plano de fundo dos menus de claro para escuro. Confira o resultado quando escurecemos o tom:

customizar-menu-iniciar-windows-10-escurecer

Fixar programas no menu iniciar

Você pode fixar seus programas mais utilizados no menu iniciar, assim como remover quando, por algum motivo, ele deixa de ser tão importante. Para fixar programas ou pastas no menu iniciar, abra o menu e, na coluna central, selecione o aplicativo a ser fixado na coluna à direita. Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Fixar na Tela Inicial.

customizar-menu-iniciar-windows-10-fixar

O programa fixado será transportado para o final da lista de aplicativos fixados, como pode ser visto na captura de tela abaixo. Para reverter o processo, basta selecionar novamente o programa – tanto na coluna central quando na coluna à direita – e selecionar a opção Desafixar da Tela Inicial.

customizar-menu-iniciar-windows-10-fixacao

Como manipular os quadrados da coluna direita do menu Iniciar

Os quadrados da coluna à direita podem ser redimensionados, além da possibilidade de adicionar ou remover, como visto nos passos acima. Para aumentar ou diminuir o tamanho de um destes quadrados, basta que clique com o botão direito nele, passe o mouse por Redimensionar e escolha entre as opções disponíveis, diferentes para cada aplicativo destacado na tela.

customizar-menu-iniciar-windows-10-redimensionar

Para movê-los, o processo é idêntico ao feito nas opções da tela inicial do Windows 8, escolhendo o aplicativo e arrastando o clique do mouse até o local para onde deseja que o app seja movido. Em seguida, saiba como criar grupos de apps no menu iniciar.

Criando novos grupos no menu iniciar do Windows 10

Para criar novos grupos no menu iniciar, basta selecionar um dos aplicativos que deseja incluir neste grupo e o mover para o ponto mais baixo da coluna. Uma barra vazia aparecerá, bastando soltar o programa abaixo dela. Em seguida, basta clicar na barra e nomear o grupo da maneira que desejar.

customizar-menu-iniciar-windows-10-grupos

Leia também:

De quais maneiras irá customizar o menu iniciar do Windows 10?

Existem diversas maneiras de customizar o menu iniciar do Windows 10? Você prefere ícones grandes e bastante visíveis ou pequenos para ter acesso a mais opções sem ter de rolar o menu para baixo? Comente conosco e compartilhe esse artigo em suas redes sociais caso tenha sido útil!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo