Como encontrar um PC perdido com Windows 10
8 de dezembro de 2015
Um Comentário
Como encontrar um PC perdido com Windows 10
Como encontrar um PC perdido com Windows 10

Como encontrar um PC perdido com Windows 10

Um Comentário

Há muitas maneiras de encontrar um iPhone ou Android perdido hoje em dia, mas muita gente não sabe que é possível fazer o mesmo com computadores, pelo menos aqueles com Windows 10 instalado. Por mais que pareça difícil perder um computador, isso á algo cada vez mais possível com notebooks e dispositivos híbridos tão finos e leves como os que temos hoje em dia.

Com isso em mente, a Microsoft liberou uma atualização em novembro de 2015 que possibilita uma configuração de rastreamento caso você perca seu computador ou seja roubado algum dia. Para saber como ativar isso, é só conferir nosso tutorial de como como encontrar um PC perdido com Windows 10.

Leia também: 7 problemas comuns do Windows 10 e como resolvê-los

Encontrando um PC perdido com Windows 10

Felizmente, o procedimento é muito simples e não é necessário instalar nada de mais, já que é uma opção nativa do sistema operacional. É claro que como mencionamos, este é um recurso novo e só obtido após uma atualizado do Windows 10.

Para verificar se o seu PC já recebeu a atualização, basta fazer o seguinte: Abra o menu “Iniciar” e clique em “Configurações”.

configurações no Windows 10

Em seguida, é só selecionar a opção “Atualização e segurança” na nova janela que se abrir, como na imagem abaixo:

Windows 10


Você será levado diretamente para uma janela do Windows Update, onde poderá ver se atualização 1511 está disponível para ser baixada ou se já está instalada. Caso necessário, é só clicar em “Baixar” para iniciar o processo de instalação.

atualização Windows 10

Encontrando seu PC perdido

Com tudo pronto, uma nova aba aparecerá nesta mesma tela: “Localizar meu dispositivo”. É nesta opção que você deve clicar para podermos seguir em frente.

ativar rastreamento Windows 10

Na nova janela, basta clicar no botão “Alterar” para ativar o botão que permite o rastreamento do seu dispositivo com Windows 10.

localizar pc roubado

A partir de agora, seu PC perdido poderá ser encontrado onde estiver, algo que também é bem fácil de fazer se você tiver conexão à internet. Basta clicar neste link para ser levado para sua conta da Microsoft, onde você deverá selecionar a opção “Dispositivos” para continuar.

PC perdido

Lá estarão os aparelhos com sistemas desenvolvidos pela Microsoft que você possui, como o PC que pode ser rastreado. Para isso, clique em “Localizar meu dispositivo” na parte direita da tela.

rastrear PC

Na mesma hora, um mapa será exibido com a localização exata do seu computador, facilitando sua busca pelo dispositivo perdido.

rastrear Windows 10

É claro que esta função funciona melhor em dispositivos com um GPS incluso, já que permite um rastreamento bem mais preciso pra seus usuários. Felizmente, isso é algo mais normal nos notebooks e aparelhos híbridos vendidos atualmente.

Confira, ainda, um vídeo do nosso canal do Youtube que pode ajudar neste tema:

Aplicativos para rastrear seu PC perdido

Existem ainda diversos aplicativos de segurança que oferecem recursos para que você consiga rastrear seus computadores. Caso esteja em busca de uma solução mais robusta e com funcionalidades adicionais, como travas de arquivos e senhas e sistemas anti-roubo, confira as alternativas.

1. Prey Project

O sistema de proteção da Prey é um dos mais completos e robustos disponíveis no mercado. Eles oferecem diversas funcionalidades para cada tipo de público, como empresas, instituições de ensino e claro, pessoas físicas. Existem diversos planos que podem atendê-lo de acordo com sua necessidade e, no caso do sistema para segurança pessoal, é possível utilizar seu plano gratuito para até três dispositivos.

A grande vantagem é que o plano grátis já oferece o histórico de localização do dispositivo. Com isso, você poderá localizar seu PC perdido sem problemas, assim como smartphones, tablets e outros dispositivos. Acesse pelo link e confira!

3. Pombo

Este é um sistema de código aberto (open source) projetado para ajudá-lo a encontrar seu computador Windows, Linux ou macOS em caso de roubo ou perda. Essencialmente, ele funciona em segundo plano e envia dados e a localização atual do computador para um servidor na web de sua escolha.

Dessa forma, caso esqueça seu notebook em algum local ou seja furtado, poderá acessar o servidor para identificar as coordenadas. Sua interface não é muito intuitiva, o que faz com que ele seja mais indicado para usuários que tenham conhecimento na área. Mesmo assim, ele é gratuito e funciona muito bem, você pode baixá-lo através da página no Github.

3. Norton Mobile Security

O Norton Mobile Security também oferece serviços semelhantes para que você possa proteger seus dispositivos. Entretanto, infelizmente ele não poderá ser utilizado para localizar seu PC perdido. Mesmo assim, caso tenha gostado da ideia de rastrear seus pertences, poderá utilizá-lo para localizar smartphones iOS ou Android.

A Norton já chegou a oferecer um sistema anti-roubo para computadores, mas decidiu concentrar seus esforços nos dispositivos móveis. O serviço não é pago, mas certamente pode ajudá-lo a economizar caso tenha seu celular roubado. Acesse a página e confira como funciona.

Encontre também no AppTuts:

Encontrou o seu Pc perdido?

Conseguiu aproveitar nosso tutorial para ativar o rastreamento do seu PC com Windows 10? Então deixe seu comentário e nos diga se deu tudo certo ou se ficou com alguma dúvida para que possamos te ajudar!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Bruno VAZ CARLOS 21 de janeiro de 2017 3:19

    Estou em Governador Valadares/MG, porem meu pc mostra como se eu estivesse em Belo Horizonte. Como corrigir isto?

Voltar ao topo