Como proteger arquivos PDF com senha
25 de setembro de 2015
Nenhum Comentário
Como proteger arquivos PDF com senha
Como proteger arquivos PDF com senha

Como proteger arquivos PDF com senha

Nenhum Comentário

Hoje em dia, todo mundo acaba criando arquivos PDF para alguma coisa, seja para documentos importantes relacionados ao trabalho ou estudo, para ler livros digitais ou simplesmente para ter certeza que ninguém irá editar algo que você escreveu, por exemplo.

O problema é que atualmente o PDF não é tão definitivo como muita gente acredita e pode ser editado de diversas formas. Sem contar o medo que algumas pessoas têm de ver seus arquivos mais importantes sendo usados por desconhecidos na internet.

Felizmente, é possível proteger seus arquivos PDF com senha de uma forma incrivelmente fácil usando apenas o Adobe Acrobat, que é o visualizador de PDF oficial e gratuito da Adobe. Assim, você pode simplesmente restringir o acesso ao seu documento apenas à pessoas para quais tenha passado o seu código de segurança.

É claro que proteger todos os seus PDFs com senha não é necessário, mas é algo que recomendamos em casos de documentos profissionais ou até pessoas. Para saber como é possível realizar esse processo, basta conferir nosso tutorial de como proteger seus arquivos PDF com senha!

Adicionando senha ao PDF no Adobe Acrobat

Como já mencionamos anteriormente, a forma mais fácil de proteger seus PDFs é usando o próprio Adobe Acrobat. Além de ser o leitor oficial da Adobe, o programa oferece uma versão gratuita e uma paga e também traz diversas opções de edição para seus documentos.

Na versão gratuita, há inúmeras opções para fazer quase tudo o que a maioria dos usuários de arquivos PDF necessitam, mas é na paga que temos como adicionar senhas. Felizmente, isso pode ser resolvido se você adquirir a versão de testes do Adobe Acrobat Pro, que pode ser baixado nestes link.

Com o Acrobat Pro devidamente instalado em seu computador, abra o arquivo PDF que você pretende proteger com uma senha. Clique em “Ferramentas” e você verá um grande menu cheio de opções do que é possível fazer com seus arquivos.

proteger PDF com senha


Escolha a opção “Proteger” e clique em “Criptografar” para prosseguir. Selecione “Criptografar com senha” dentre as opções que aparecerem e confirme sua escolha. Ative a opção “Exigir senha quando abrir o documento” e digite a senha que desejar no campo abaixo. Você poderá colocar o que quiser ali e o Acrobat avisará qual o seu nível de segurança de acordo com a senha escolhida. É uma boa ideia misturar números, letras e símbolos para garantir uma proteção ainda maior.

Leia também: 5 maneiras de converter arquivos para PDF

Você também poderá selecionar a compatibilidade que seu documento terá com outras versões do Acrobat, podendo fazer com ele seja aberto por versões mais antigas ou só as mais recentes, por exemplo. Em seguida, escolha se quer criptografar todo o documento (que é o recomendado), apenas seus anexos ou se deseja que seja possível usar o recurso de pesquisa de palavras dentro do arquivo.

Verifique todas as opções que selecionou mais uma vez e se estiver tudo certo, dê OK para terminar o processo. Será necessário digitar a senha escolhida uma vez para confirmar e então seu arquivo PDF em questão estará completamente protegido!

pdf com senha

Se também quiser se certificar de que ninguém possa editar seus documentos, volte ao menu de ferramentas, selecione “Proteger”, mas escolha opção “Restringir edição” desta vez. Agora é só digitar uma senha de sua preferência e o documento não poderá ser editado por ninguém.

E então, o que achou das nossas dicas sobre como proteger seus arquivos PDF com senha? Assim fica bem mais fácil de manter seus documentos importantes em segurança e livre de edições. Só não esqueça de nos dizer nos comentário abaixo se o nosso tutorial te ajudou ou se você ficou com alguma dúvida!

Leia também:


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo