Como saber se é hora de trocar a bateria do notebook
5 de fevereiro de 2016
Nenhum Comentário
Como saber se é hora de trocar a bateria do notebook
Como saber se é hora de trocar a bateria do notebook

Como saber se é hora de trocar a bateria do notebook

Nenhum Comentário

Lidar com baterias é sempre meio difícil, especialmente as que vêm nos notebooks. Há muitas maneiras de usá-las da forma errada, sendo normal acabar desgastando-as antes da hora. Talvez a maior dúvida entre os usuários sobre a bateria do notebook seja exatamente sobre quando é mais apropriado trocá-la por uma nova, algo fácil de saber se você utiliza o Windows. Se quiser sobre isso, é só conferir nossas dicas abaixo!

Leia mais: 15 melhores formas de ler Epubs no Windows PC

Testando a bateria do notebook

Há alguns claros sinais que você pode notar quando sua bateria já está desgastada e pronta para ser substituída. Alguns dos mais comuns são quando a bateria já não dura tanto fora da tomada, demora para ser carregada ou até quando obviamente nem consegue mais ficar ligada sem estar conectada no carregador.

Isso geralmente acontece depois de alguns anos, mas é sempre bom ficar atento para saber se você está cuidando bem da sua bateria e se ela está se desgastando antes do que deveria. Felizmente, isso é algo bem simples de checar no próprio Windows, já que você pode conseguir um relatório completo sobre sua bateria em poucos segundos.

Para fazer isso, vá em sua barra de pesquisa do Windows, digite “cmd” e abra o Prompt de Comando, cujo ícone aparecerá na sua busca.

abrir prompt de comando

Com o Prompt de Comando aberto, você deve digitar “powercfg/batteryreport” (sem as aspas, é claro) e dar Enter. Isso fará com um arquivo com o relatório que mencionamos seja criado em uma pasta do seu PC, sendo que o próprio Prompt de Comando te mostrará onde a tal pasta está localizada.

bateria do notebook


Então, é só seguir o caminho indicado da pasta e lá você encontrará um arquivo chamado “battery report”, provavelmente no formato html.

bateria do PC

Clique nele para abri-lo em seu navegador de preferência e você poderá ver diversas informações detalhadas sobre o uso de sua bateria.

trocar a bateria

Indo um pouco mais para baixo, você verá a título “Installed batteries”, que é onde veremos se a bateria já está bem gasta ou não. A diferença pode ser notada ao compararmos os números em “Design Capacity”  e”Full Charge Capacity”, como pode ver na imagem abaixo:

bateria do Windows

Em “Design Capacity”, temos a capacidade original da bateria e em “Full Charge Capacity”, temos a capacidade atual de carregamento da bateria. Como você pode adivinhar, quanto maior esta diferença, mais desgastado estará sua bateria.

No caso apresentado acima, temos uma diferença de apenas 4 mWh, o que é muito bom considerando que o notebook usado para o teste tem quase 1 ano e meio de uso constante. Você pode usar esta informação para saber tem usado sua bateria da maneira devida ou se tem abusado dela além do normal. Fora que se perceber que a diferença está grande demais, já é uma boa indicação para ir se preparando para comprar uma bateria nova em breve

Você também pode garantir uma vida útil de bateria mais longa seguindo algumas dicas básicas que mencionamos neste artigo. Assim, será possível aproveitá-la ao seu máximo antes de fazer a troca inevitável que geralmente é necessário após dois ou três anos de uso, como já mencionamos.

Gostou das dicas?

E então, deu para aproveitar essas recomendações para ver se já está na hora de trocar a bateria do notebook? Deixe seu comentário nos dizendo se conseguiu seguir nossas dicas direitinho ou se ficou com alguma dúvida quanto o assunto!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo