Conheça as diferenças entre exFAT, FAT32 e NTFS
11 de dezembro de 2015
2 Comentários
Conheça as diferenças entre exFAT, FAT32 e NTFS
Conheça as diferenças entre exFAT, FAT32 e NTFS

Conheça as diferenças entre exFAT, FAT32 e NTFS

2 Comentários

Ter dúvidas ou querer saber as diferenças entre os tipos de sistemas de arquivos de dispositivos de armazenamento é uma coisa que passa pela cabeça de qualquer pessoa que já realizou uma formatação na vida. Geralmente, você recebe a opção de formatar seu HD ou Pen Drive em exFAT, FAT32 e NTFS, o que pode confundir quem não sabe o que isso significa.

Felizmente, é ligeiramente fácil de entender mais sobre esses formatos, além de ser algo muito importante para realizar a formatação certa para cada tipo de dispositivo. Confira mais em nosso artigo para conhecer a diferença entre estes sistemas de arquivos!

Leia também: Como encontrar um PC perdido com Windows 10

FAT32

FAT32 e NTFS

Qualquer pessoa que já tenha formatado um Pen Drive deve ter visto  o FAT32 como uma das opções disponíveis. É até bem possível que você até tenha selecionado esta opção sem saber o que ela significa, o que pode ser meio problemático dependendo do seu dispositivo.

O FAT32 é um tipo de sistema de arquivos bem antigo (da época do Windows 95) e bastante usado até hoje na formatação de Pen Drives e Flash Drives. Por ser usado há tanto tempo, ele tem a vantagem de ser compatível com praticamente todos os tipos de sistemas operacionais e aparelhos eletrônicos. Ele é compatível com partições de até 8 TB (mais que suficiente para Pen Drives), mas não consegue suportar arquivos individuais maiores que 4 GB, o que é uma grande desvantagem hoje em dia.

exFAT

sistema de arquivos

Já o exFAT é uma versão mais moderna e eficiente do FAT32, apresentada há menos de 10 anos, mas que ainda não tem uma grande base de usuários, principalmente pela popularidade de seu antecessor. Ele permite que partições e armazenamento de arquivos individuais sem qualquer restrição de tamanho, mas não é totalmente compatível com todos os tipos de dispositivos ou sistemas operacionais.


Apesar de funcionar muito bem no Windows e no Mac, usuários do Linux precisam instalar softwares adicionais para terem acesso às funcionalidades deste sistema de arquivos. No caso de consoles (onde o uso de Pen Drives e HDs externos é cada vez mais comum), este formato não pode ser utilizado no PS3 ou Xbox 360, mas já é suportado no PS4, por exemplo.

NTFS

diferenças entre FAT32 e NTFS

Já o NTFS é tipo de sistema de arquivos mais comum e utilizado no Windows, sendo que seu HD é diretamente formatado desta forma quando você instala o sistema operacional da Microsoft. Uma de suas maiores vantagens é que suas limitações de tamanho são tão grandes, que é quase impensável de atingi-las atualmente.

Além disso, este formato é bem seguro, permite que você recupere seu sistema de possíveis problemas ou erros, oferece melhores opções de backup, etc. O maior problema é que ele não tem uma boa compatibilidade com outros sistemas operacionais, como o Linux ou Mac OS X.

Conseguiu entender mais sobre o exFAT, FAT32 e NTFS?

E aí, deu para conhecer mais sobre as diferenças do exFAT, FAT32 e NTFS com nossas dicas e explicações? Então não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se ficou com alguma dúvida adicional para que possamos te ajudar!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. julio borba 24 de setembro de 2016 19:40

    gostei

  2. Agostinho Rogerio Gentine 4 de dezembro de 2017 18:19

    Quero conectar um HD externo NTFS de 1 Terabyte ao Tablet Samsung Tab E. Posso ou devo reformatar o HD com o Método Fat ou exFat?
    Essa é a minha dúvida…
    Obrigado.

Voltar ao topo