7 dicas para lidar com o aquecimento de um notebook
20 de abril de 2017
Nenhum Comentário
7 dicas para lidar com o aquecimento de um notebook
7 dicas para lidar com o aquecimento de um notebook

7 dicas para lidar com o aquecimento de um notebook

Nenhum Comentário

Um dos piores pesadelos de quem usa notebooks para trabalhar ou estudar é ter que lidar com o aquecimento de um notebook. Este é um problema evidente até mesmo nos modelos mais caros, já que a natureza portátil desses computadores não permite que haja muito espaço para ventilação e dissipação do calor gerado dentro da carcaça.

Ainda assim, há algumas medidas que você pode tomar para evitar que o aquecimento do notebook – como fazer uma limpeza regular – se torne ainda pior e acabe até mesmo causando danos irreversíveis. Não quer sofrer tanto com superaquecimento em seu notebook? Basta conferir nossas dicas logo abaixo para saber mais !

Leia também: Os 30 melhores papéis de parede para o Windows

1. Evite softwares pesados

chromebook google

Este pode até ser um conselho mais óbvio, mas ainda vale a pena mencionar. Muita gente acaba ignorando as limitações do próprio notebook e tende a usar softwares e jogos muito mais pesados do que o PC aguenta.

Isso faz com que o computador tenha que se fazer um uso excessivo de seus componentes e acaba esquentando mais do que o normal. Por isso, sempre verifique do que o seu notebook é capaz de rodar e não exagere no tempo de uso de programas pesados.

Especificamente no caso de jogos que demandam mais processamento gráfico, é importante ficar atento. Mesmo notebooks que possuem placas de video dedicadas ainda podem sofrer com problema de superaquecimento se utilizados por períodos prolongados ou em ambientes com pouca ventilação.

Notebooks sem uma placa dedicada utilizam o próprio processador gráfico incluso na CPU para rodar os mesmos jogos, o que pode acabar resultando em lentidão e travamento, ou mesmo no notebook desligando sozinho para prevenir problemas de superaquecimento.


2. Não o coloque encima de tecidos

Isso é algo que todo usuário de notebook deveria saber, independente do modelo utilizado. Mesmo assim, não faltam pessoas que insistem em usar o computador encima da cama ou do sofá, por exemplo.

Ao fazer isso, você estará tapando toda a parte traseira do PC com um material que não permite a dissipação do calor que vai se acumulando por ali. Mesas de madeira e outros tipos de materiais conseguem evitar isso com facilidades, então dê preferência à eles.

Além disso, caso você utilize o seu notebook em um ambiente com pouca ventilação, considere comprar uma base com coolers para seu notebook para ajudar a mantê-lo resfriado, falamos um pouco mais disso logo mais.

3. Não o deixe exposto ao sol

Esta dica serve para qualquer tipo de eletrônico, mas especialmente para computadores portáteis e smartphones. Como os notebooks contam com a tela e a bateria dispostas de forma bem visível, o sol pode causar sérios danos a estes componentes.

Fora isso, a luz forte também só tende a aumentar o calor acumulado no notebook, o piora ainda mais a situação.

4. Use um suporte

Notebook

Como mencionamos, usar um notebook encima de uma mesa é perfeitamente aceitável, desde que outros objetos não bloqueiem as saídas de ar, mas você pode melhorar isso ainda mais ao utilizar um suporte apropriado para o computador.

Existem diversos modelos disponíveis atualmente com coolers capazes de manter o notebook resfriado. Além disso, muitos podem até ajudar a posicionar o notebook de maneira mais confortável para o seu pescoço, por exemplo.

5. Deixe a abertura de ventilação livre

Outro erro comum no uso de notebooks é deixar de prestar atenção na abertura de ventilação do dispositivo. Todos esses computadores portáteis vêm com uma abertura para os ventiladores internos se livrarem do ar quente.

Por isso, certifique-se de deixar isso completamente livre para que o PC possa “respirar” sem problemas. Casos contrário, o notebook pode ate queimar seus componentes internos.

Além de evitar superfícies que podem tampá-la, como mencionamos anteriormente, certifique-se que você não está colocando outros objetos imediatamente próximos à abertura de ventilação, de forma que o calor possa se dissipar.

6. Use um apoio ventilado

Já mencionamos que você pode usar um apoio para melhorar o uso do seu notebook e diminuir a acumulação de calor, mas também pode ser uma ideia comprar um apoio com ventiladores embutidos.

Há vários modelos deste tipo no mercado atualmente, até porque os notebooks têm ficado mais poderosos ultimamente (o que só gera mais calor interno). Ao utilizar um desses apoios, basta ligar os ventiladores para ter certeza que o computador ficará mais fresco sem tanto esforço.

7. Faça pausas

Notebook quente

Para fechar nossa lista de dicas, também recomendamos que você dê algumas pausas para o seu notebook. Por mais poderoso que ele seja, o uso contínuo de softwares pesados pode ter consequências negativas a longo prazo, especialmente no caso dos jogos, como mencionamos anteriormente.

É extremamente importante que você saiba reconhecer quando o PC está com calor excessivo para dar essas pausas e deixar ele de lado por pelo menos 15 minutos. Em situações de maior risco em relação à temperatura, o indicado é que você o desligue por este período, cortando completamente o processamento e permitindo um resfriamento completo do mesmo.

Encontre também no AppTuts:

Gostou das dicas para lidar com o aquecimento?

Deu para aproveitar nossas dicas para amenizar os efeitos do aquecimento do seu notebook? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou ou se você conhece outros métodos para ajudar a lidar com o calor nos computadores portáteis.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo