7 dicas para liberar espaço no HD do seu PC
28 de outubro de 2015
Um Comentário
7 dicas para liberar espaço no HD do seu PC
7 dicas para liberar espaço no HD do seu PC

7 dicas para liberar espaço no HD do seu PC

Um Comentário

Todos sabemos o quanto é irritante ficar sem espaço de armazenamento, seja em um serviço de nuvem, em um pen drive, dispositivos móveis, etc. Mas o pior provavelmente ainda é ficar sem espaço em seu próprio computador, afinal, por mais que existam tantas maneiras de armazenar arquivos em diferentes lugares, às vezes é bem mais prático ter as coisas mais essenciais no seu próprio PC.

É claro que hoje em dia existem HD bem maiores e há a possibilidade de adquirir outros quando há necessidade, mas ainda é importante saber gerenciar seus programas e arquivos para aproveitar o máximo que seu disco rígido pode oferecer. Se quiser saber como fazer isso de maneira eficiente, confira nossas 7 dicas para liberar espaço no HD do seu PC!

Leia também: 15 melhores apps para edição de áudio no Pc e Mac

1. Faça limpeza na lixeira

economizar espaço no HDNossa primeira dica é super simples e muito eficiente, mas a maioria das pessoas nem lembra dela no dia a dia. O que acontece é que geralmente vamos deletados diversos arquivos que não precisamos todos os dias, alguns mais leves e outros mais pesados.

Então, quando verificamos o espaço disponível no HD, é como se nada tivesse mudado. O problema é que não mudou mesmo, os arquivos da lixeira continuam ocupando espaço até serem deletados. Geralmente, eles ficam lá por um bom tempinho para que você possa recuperá-los se precisar.

Caso tenha certeza de que não precisar mais desses arquivos, vá até a lixeira e delete tudo permanentemente. Você verá uma boa diferença de espaço no seu HD depois disso.

2. Desinstale programas desnecessários

Nós sabemos como é normal instalar programas e aplicativos e acabar os usando apenas uma única vez da vida e nunca mais. O problema é quando simplesmente deixamos esses softwares paramos em nossos PCs sem qualquer utilidade prática, ainda mais porque eles ocupam muito espaço no HD.

Dê uma analisada geral nos programas que você já instalou  e pense se vale a pena ou não mantê-los em seu computador. Desinstalar softwares pode não parecer grande coisa, mas você pode se surpreender com a quantidade de espaço que pode ganhar com isso.


3. Limpe arquivos temporários

Muita gente nem imagina ou sequer sabe da existência dos arquivos temporários que o Windows armazena em seu HD, mas eles podem ser gigantes e ocupar vários gigabytes do seu disco. Geralmente, eles se referem à alguns programas que você usa frequentemente, mas o verdadeiro problema está no enorme cache armazenado de browsers como o Chrome ou Firefox.

A questão é que o Windows simplesmente nunca limpa esse cache sozinho, então é algo que você precisa fazer manualmente. Felizmente, há programas como o CCleaner (que você pode baixar aqui), que limpam todo os seus arquivos temporários inúteis com um simples botão.

4. Encontre e apague arquivos duplicados

liberar espaço no HDOutra coisa bem comum que muita gente faz é manter arquivos duplicados em seu PC sem saber ou lembrar. Isso acontece muito quando baixamos um arquivo, o colocamos em uma pasta e então esquecemos onde ele está depois de uns dias, o que nos leva a fazer o download novamente.

Pode ser uma verdadeira dor de cabeça encontrar todos os arquivos duplicados em nosso HD, mas felizmente há programas que fazem isso com uma enorme facilidade. Nós recomendamos o dupeGuru, que encontra arquivos de imagens, música, vídeos e documentos que estiverem duplicados no seu PC!

5. Mova certos arquivos para serviços de nuvem

Esta dica pode realmente economizar muito espaço do seu HD quase que instantaneamente. Dê uma olhada geral nos arquivos armazenados em seu PC, como fotos, vídeos, músicas e documentos, para saber o que você realmente precisa ou quer manter ali para acesso rápido.

O resto pode simplesmente ser armazenado em um serviço de nuvem, como o Dropbox, Google Drive ou OneDriv, por exemplo. Esses serviços podem ser usados gratuitamente e ainda oferecem muitos gigas de espaço para você guardar o que quiser. Desta forma, você salva espaço no seu HD e ainda se livra de uma montanha de arquivos que não usa todo dia.

6. Delete arquivos desnecessários

Falando nisso, há outra coisa que você pode fazer quando estiver dando uma analisada geral nos arquivos armazenados em seu computador. É possível que você encontre muita coisa que nunca mais vai usar, mas que acabou ficando ali sem motivo.

Aproveite e faça uma verdadeira limpeza de arquivos desnecessários e apague tudo o que não tiver mais utilidade para você. E não se esqueça de seguir nossa primeira dica da lista e esvaziar sua lixeira logo depois!

7. Desative a hibernação

liberar espaço no WindowsOutra coisa que muitos usuários do Windows nem imaginam é que desligar o recurso de hibernação pode economizar um bom espaço em seu HD. Isso acontece porque esta função em si necessita de espaço no disco rígido para poder salvar tudo o que você estava fazendo quando decidiu hibernar o computador.

É assim que é possível voltar a usar o computador do jeitinho que estava quando ele retorna da hibernação, com todos os apps e programas abertos como você deixou. Sabemos que esse recurso é muito útil para quem não gosta de ficar desligando o PC toda hora mas ainda quer economizar energia, mas se precisar de espaço extra, basta fazer isso.

Encontre também no AppTuts:

Conseguiu liberar espaço no HD do seu PC?

Gostaram das nossas dicas de como liberar espaço no HD do seu computador? Então deixe seu comentário dizendo qual dica achou mais eficiente e vai aplicá-las em seu PC também!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. Izzy Alvarenga 29 de março de 2017 23:23

    Gostei muito do site! parabens!

Voltar ao topo