15 dicas para iniciantes em Minecraft
1 de setembro de 2017
2 Comentários
15 dicas para iniciantes em Minecraft
15 dicas para iniciantes em Minecraft

15 dicas para iniciantes em Minecraft

2 Comentários

Minecraft é um dos maiores sucessos dos últimos anos, então é natural que haja muito conteúdo sobre o game pela internet. Por já ser um jogo antigo, a quantidade de fatos e coisas a se saber sobre ele pode ser um tanto pesada. Felizmente, o game ainda é simples e você pode aprender as mecânicas mais básicas enquanto vai explorando o seu mundo construído aleatoriamente. Ainda assim, é recomendado que você tenha um guia com dicas para iniciantes para não ser pego totalmente de surpresa. Você pode conferir nossas principais sugestões na lista logo abaixo!

Leia também: As 20 receitas de itens mais importantes de Minecraft

1. Arranje materiais

minecraft

Assim que iniciar sua primeira partida, você será colocado em um mundo totalmente aleatório e cheio de possibilidades. Como não tempo a perder, procure por algumas árvores e use seus punhos até destruir parte da madeira. Isso lhe dará alguns blocos de madeira, sendo que o mesmo pode ser feito com qualquer material que encontrar no cenário: terra, pedras, grama, carvão, cogumelos, etc.

Sugerimos que já tente conseguir um pouco de tudo o que mencionamos acima, mas o primeiro item realmente deve ser a madeira. Precisaremos dela para muitas coisas, mas principalmente para a nossa segunda dica.

2. Construa a Bancada de Trabalho

Quando conseguir alguns pedaços de madeira, abra seu inventário e coloque pelo menos uma madeira na grade de criação do menu. Isso lhe dará o item “Tábua de madeira”, que usaremos para construir nossa Bancada de Trabalho.

A Bancada necessita de quatro tábuas de madeira, uma em cada quadrado da grade de criação. Este item nos ajudará a criar todos os outros itens do game, já que oferece uma grade de criação bem maior. Você pode conferir a receita exata através do nosso tutorial sobre o assunto neste link.

3. Crie ferramentas

Agora que temos nossa Bancada de Criação, é hora de criar nossas ferramentas. Você pode fazer todas as ferramentas básicas se quiser, mas nossa sugestão é que tenha pelo menos a picareta e o machado. Isso vai te ajudar a coletar materiais com muita facilidade e rapidez, mas esses itens vão se esgotando com o uso, então sempre lembre de fazer alguns extras.


Para saber como fazer todas as ferramentas, veja nossa lista com as receitas de itens mais importantes do game neste link.

4. Faça um baú

Agora que estamos construindo tantos itens, você começará a perceber que não há muito espaço no seu inventário, ainda mais se for coletar todos os materiais que encontrar pela frente. Para facilitar sua vida, simplesmente use a Bancada de Trabalho para criar um baú.

Desta forma, você poderá guardar diversos itens por lá sem se preocupar, só lembre de deixar o baú em um local seguro.

5. Crie um abrigo

casa minecraft

Agora que temos alguns itens básicas e materiais coletados, é hora de construir o seu primeiro abrigo. Ele não precisa ser grandioso ou cheio de detalhes, já que só servirá realmente para te manter seguro à noite.

Se tiver tempo, pode construir uma casa pequena, mas até um simples buraco no chão pode ser bom o suficiente. Só é importante que você o mantenha fechado, seja com blocos ou com portas.

6. Faça uma Tocha

Caso seu primeiro abrigo seja totalmente fechado (o que é uma boa ideia), é importante ter tochas dentro de casa para que você consiga enxergar. Fora que as luzes também são úteis se você quiser criar uma caverna abaixo do abrigo. Para fazer tochas, basta ter um graveto e um carvão, como você confere no nosso guia de receitas.

7. Não saia à noite

Sair para explorar seu mundo de Minecraft durante a noite é uma péssima ideia quando se é um iniciante no game. Podemos garantir que vai encontrar diversos inimigos diferentes e eles vão matar seu personagem antes que você saiba o que está acontecendo.

Não vale a pena perder todos os seus itens e materiais desta maneira, então fique no seu abrigo até o amanhecer. Fora isso, há coisas mais importantes para se fazer durante à noite, como veremos na dica abaixo.

8. Abra uma caverna abaixo do abrigo

Aproveita a noite de Minecraft para abrir uma caverna abaixo do seu abrigo. Geralmente, você consegue materiais bem mais raros e valiosos na profundeza, então vale a pena explorar.

Só não vá muito fundo nas suas primeiras explorações e não esqueça de levar várias tochas para iluminar a escuridão e algumas ferramentas extras no caso das suas quebrarem com o uso constante.

9. Preste atenção nos sons à sua volta

Enquanto estiver minerando na caverna, preste muita atenção aos sons que ouvir à sua volta. Eles podem significar coisas muito importantes e que podem te matar: lava e monstros.

Os barulhos de monstros são óbvios (passos ou algo parecido como zumbis gemendo) e o som da lava parece praticamente com água corrente. Esses sons podem ser ouvidos de longe, mas vão aumentando conforme sua aproximação. Nossa sugestão é que se afaste quando ouvir qualquer barulho, já que não há como saber quantos monstros estarão por perto e não é possível fugir da lava mesmo quando se é experiente.

10. Evite qualquer inimigo

minecraft 3

A ideia de batalhar contra os inimigos de Minecraft pode parecer interessante, ainda mais se você já viu outros jogadores fazerem isso sem dificuldades antes. Ainda assim, te aconselhamos a evitá-los quando ainda estiver aprender a jogar.

Sem armaduras, armas ou mais conhecimento sobre esses monstros, pode ser difícil de sobreviver aos seus ataques ou de simplesmente fugir deles. Muitos só aparecem à noite, mas eles podem ser encontrados em qualquer horário nas cavernas.

11. Veja o seu nível de fome

O seu nível de fome é um dos aspectos mais importantes do jogo e determinará a maneira que os seus pontos de vida funcionam. Você verá duas barras: uma representada por pedaços de carne (sua fome) e outra representadas por corações (sua saúde). Com a barra de fome cheia, sua barra de vida se regenera automaticamente quando você é atacado, sendo que você pode comer para restaurar a saúde imediatamente.

Caso sua barra de fome não esteja cheia, sua saúde não irá se regenerar, já que todo alimento consumido será usado só para saciar a fome do personagem. Fora isso, se a barra da fome se esvaziar completamente, seus pontos de vida começaram a decair. No caso, a fome decai conforme você realiza qualquer tipo de tarefa, mas você pode comer carne, cogumelos e vegetais para mantê-la cheia.

12. Faça uma plantação

Enquanto estiver coletando materiais, você eventualmente encontrará sementes que poderão ser plantadas com a ajuda de uma enxada. Elas crescerão e se transformarão em trigo, que pode ser usada como alimento (e para criar outros tipos de alimento) ou para atrair animais.

13. Encontre animais

Falando em animais, é importante mencionar que você pode fazer sua própria fazenda com vacas, galinhas, porcos, ovelhas, cavalos, etc. A maioria pode ser atraída ao segurar um pedaço de trigo na mão, já que eles te seguirão para qualquer lugar.

Desta forma, basta criar uma cerca em volta dos animais quando estiverem no local certo e oferecer trigo como alimento para que eles se reproduzam. Você também pode matá-lo com suas ferramentas para conseguir carne.

14. Crie armaduras e armas

Agora que você já tem um abrigo, ferramentas e maneiras de se alimentar, é hora de pensar em se defender e atacar. Para isso, precisaremos de armaduras e armas, de preferência de bons materiais. O ideal é que você comece com ferro ou ouro, por exemplo, se já tiver encontrado algum desses materiais.

Com uma armadura de metal equipada, uma espada na mão e um escudo na outra, você já poderá começar a pensar em enfrentar inimigos com eficiência. Aproveite nossa dica sobre alimentação para sempre ter alguns pedaços de comida em seu inventário caso seja atacado.

15. Explore o mundo à volta

blogmcnet

Com tudo isso, você já vai ter aprendido quase toda a base de Minecraft e poderá começar a explorar o mundo à sua volta sem tanto receio. Ainda será importante ter cuidado e prestar atenção nos detalhes que mencionamos neste guia, já eles são bem importantes para garantir sua sobrevivência.

Além disso, lembre-se de construir pequenos abrigos em diversos lugares e de enfrentar monstros em pequenos grupos de cada vez. Desta forma, você estará seguro e terá mais experiências diferentes no game. Agora que já é um veterano, veja como criar um portal para o Nether, um dos locais mais perigoso de MineCraft!

Leia também:

Gostou das dicas para iniciantes em Minecraft?

Deu para aproveitar nossas principais dicas para quem está começando a jogar Minecraft? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou e veja os principais códigos e comandos para se tornar um expert em Minecraft!


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. jose 12 de abril de 2018 9:03

    josevieira

  2. jose 12 de abril de 2018 9:03

    ola
    o meu nome é jose

Voltar ao topo