Iniciação ao Windows 8 – O Start Screen do PC
4 de outubro de 2012
Nenhum Comentário
Iniciação ao Windows 8 – O Start Screen do PC
Iniciação ao Windows 8 – O Start Screen do PC

Iniciação ao Windows 8 – O Start Screen do PC

Nenhum Comentário

Por esta altura, e considerando que o leitor tem seguido os tutoriais desta série, certamente que terá tido curiosidade para experimentar e interagir com o Windows 8.  O novo Start Screen do PC é uma parte importante desta nova experiência. Utilizadores do Windows Phone 7 terão certamente reconhecido os conceitos dos mosaicos e a forma como interagir com elas.

A interação é bastante intuitiva. Os mosaicos com ícones simples, coloridos e óbvios,  em alguns casos “vivos” com a alteração de informação e aspecto, pedem a interação do utilizador. No artigo de hoje, vamos olhar para os vários aspectos de navegação, interação, e organização dos programas no “start screen”. Não se esqueça, para aceder à mesma, basta mover o rato ao canto inferior esquerdo, ou simplesmente pressionar a tecla Windows do teclado.

Tutoriais da série Iniciação ao Windows 8:

Navegação simplificada

Navegar no “start screen” é simples. Ele está feito para uma interação fácil ao nível do toque, com o recurso ao gesto de “swipe” nos tablets para arrastar a tela e lista de aplicativos para a direita e para a esquerda. No desktop, o fundo da tela tem visível um “scroll bar” que pode ser usado para deslocar o painel de mosaicos e encontrar o que é desejado. Em alternativa, a roda de scroll do rato pode ser usado, se bem que é pouco intuitivo por que a rotação vertical da roda do rato é vertical e a tela moves na horizontal. Se os mosaicos deslocassem na vertical, seria óbvio. Assim como está, não está muito óbvio, mas entende-se o funcionamento na mesma. Pode ainda usar as teclas “home” e “end” para saltar de uma ponta à outra.

start screen do pc

Organizar os mosaicos

Os mosaicos da tela podem ser movidos muito facilmente, clicando e arrastando eles. Os mosaicos ficam dom o espaço entre eles alargado, criando zonas de colocação.

start screen do pc mover mosaicos

Repare que os mosaicos estão visualmente divididos em grupos. A alteração da posição não está limitado a movimentos dentro do grupo. Pode mover o mosaico para outro grupo ou mesmo criar novos  grupos. Para criar um novo grupo, clique, arraste e largue o mosaico sobre a zona que fica realçada.


start screen do pc criar um novo grupo

Os mosaicos podem ser quadrados simples ou retângulos horizontais. Em alguns casos podem ser redimensionados, convertendo de quadrado para um retângulo e vice versa. O calendário é um exemplo. Clique com o botão direito do rato sobre o mosaico do calendário e a “app bar” será apresentado no fundo da tela com algumas opções. Uma delas permite diminuir o tamanho do mosaico (“smaller” – menor). Se clicar nesse, o mosaico passa do retângulo para o quadrado. O processo inverso é conseguido clicando em “larger” (maior), quando estiver disponível.

start screen do pc redimensionar o mosaico

A “app bar” funciona aqui como um menu de contexto. É no fundo da tela que o vai encontrar, quer para o “start screen”. Esta barra, para os mosaicos selecionados, permite ainda ligar ou desligar o modo “vivo” quando aplicável, remover o aplicativo do “Start Screen” ou até desinstalar o aplicativo. Remover o aplicativo do “Start screen” não o desinstala – apenas o remove da tela, podendo ser recolocado lá mais tarde. Á medida que instalarmos aplicativos no sistema, o “Start Screen” irá crescer, talvez até de uma forma que se torne pouco útil. O futuro dirá a importância que o volume de aplicativos e mosaicos terá sobre a sua utilidade da tela.

Visão alargada

O Windows 8 apresenta um conceito de “Semantic View” – vista semântica em que ficamos com uma vista a um nível mais elevado e menos detalhado dos conteúdos da tela. O “Start Screen” e as aplicações com o nov estilo aproveitam-no bem. No start screen, move o rato até ao fundo do ecrã. Com o “scrollbar” visível  no lado direito encontrará um quadrado com um sinal menos no meio. Clicando, a tela sofre um gênero de “zoom out”, e ficará com uma vista global dos mosaicos da tela.

start screen do pc Nomear grupos do start screen

Move o rato sobre os grupos, e note que estes ficam realçados. Clique com o botão direito sobre um grupo, e o grupo fica selecionado. A “app bar” para o grupo fornece uma opção de atribuição de nome ao grupo (“name group”). Dê um nome que considere coerente, clique e enter, e note como o nome fica visível no topo do grupo. Pode ainda reorganizar grupos completos nesta vista, clicando e arrastando o grupo até ao local desejado.

start screen do pc mover grupos na tela

A Lista Completa de Aplicativos

Finalmente, que porque não recomendo encher o “Start Screen”, é possível aceder à lista completa de aplicativos instalados no sistema. Clique com o botão direito do rato sobre uma área qualquer do “Start Screen”, e a “app bar” terá a opção “All Apps”. clicando nessa opção, é apresentado a lista de aplicativos do sistema.

start screen do pc Windows 8

O primeiro grupo apresenta aplicativos com o “Modern UI style” seguido dos aplicativos no formato a que estamos habituado a usar nas versões do Windows anteriores. A lista esta ordenada alfabeticamente dentro de cada grupo. Creio que a listagem com pastas do menu iniciar anterior simplificava o acesso, mas existem algumas facilidades para encontrar o que queremos rapidamente   Podemos usar as teclas de setas para saltar entre itens, o “home” e o “end”  para saltar entre as pontas da lista, ou começar a escrever o nome do aplicativo que procuramos.

start screen do pc aplicativos do Windows 8

Escrever o nome do aplicativo lança o menu de pesquisa, focado em aplicativos, e lista aqueles que contém o texto que introduzimos. O salto entre a caixa de texto da pesquisa e a lista de aplicativos é conseguido com recurso à tecla “Tab”. Podemos ainda aceder a este modo de pesquisa de apps, a partir do “Start Screen”, usando o atalho Win + Q. Iremos explorar melhor esta barra de pesquisa num dos próximos artigos.

start screen do pc texto no Windows 8

O que achou do Start Screen do PC?

O Start Screen do PC, com o seu novo estilo, aparência, e modo de funcionamento é uma das grandes novidades deste sistema operativo. O aspecto organizado e colorido, com os mosaicos simples, é atrativo e funcional. Recomendo no entanto algum cuidado na organização do mesmo para que não perca a sua utilidade. Esta nova interface sem dúvida que une o funcionamento dos vários sistemas, desde o desktop ao mobile, sobre uma só forma de interação. Que acha desta interface no desktop? Irá sobreviver?


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo