As 15 melhores dicas para vender um notebook usado
16 de fevereiro de 2017
6 Comentários
As 15 melhores dicas para vender um notebook usado
As 15 melhores dicas para vender um notebook usado

As 15 melhores dicas para vender um notebook usado

6 Comentários

Por mais que os computadores atuais sejam bem resistentes, é natural que chegue uma hora que você tenha ou queira adquirir um aparelho novo. Em casos assim, não há necessidade de deixar seu notebook usado encostado em um canto da casa, especialmente quando dá para vendê-lo para outra pessoa. É claro que isso não é sempre algo fácil ou rápido de se fazer, mas existem muitas maneiras de tornar a venda mais simples e tranquila. Para saber como vender seu notebook antigo, basta conferir nossas principais dicas logo abaixo!

Leia também: 15 games que você pode jogar no notebook

1. Faça backup

notebook

Pode parecer algo óbvio de se fazer, mas ainda há muita gente que não faz backup de seus dados e arquivos armazenados no notebook. Por mais que você ache que não há nada importante, sempre existe algo de importância guardado em nossos computadores.

Seja uma foto, um documento ou até mesmo um site favoritado, é melhor garantir que tudo seja salvo com um backup. Assim, você também poderá restaurar tudo em seu computador novo, o que certamente facilita bastante a transição.

2. Formate o notebook

Não adianta simplesmente decidir vender seu computador usado e deixar ele exatamente como está antes de entregar para o novo dono. Imagine que a outra pessoa tenha acesso aos seus arquivos, dados, sites que visitava e até mesmo as senhas salvas no navegador.

Para impedir que isso aconteça, basta formatar seu computador usado depois de realizar o backup que já recomendamos acima. Se preferir, existem programas que podem fazer uma formatação ainda mais profunda do que a mais normal, o que impediria que outras pessoas conseguissem recuperar alguns dos antigos arquivos.

3. Veja se está em boas condições

Antes de vender qualquer produto eletrônico usado, é preciso se certificar que ele está funcionando bem e se há danos externos como arranhões ou riscos, por exemplo. Se o aparelho não estiver em boas condições, pode ser que não valha a pena vender.


Nesses casos, você provavelmente não receberia boas propostas e ainda correria o risco de ter problemas com o comprador mais tarde.

4. Faça uma limpeza

Notebook da Asus

Estando em boas condições de funcionamento, há outras coisas medidas que você deve tomar com seu computador usado, como fazer uma boa limpeza. Com o tempo e o uso cotidiano, qualquer computador e notebook tende a ficar com poeira e sujeira na tela, carcaça, ventoinhas e entre as teclas do teclado.

Nestes casos, procure um produto apropriado para a limpeza, assim não há como estragar o aparelho sem querer. De qualquer forma, o computador ficará com uma aparência bem melhor e trará mais interesse dos possíveis compradores.

5. Tire fotos

Tirar fotos do computador que você quer vender é extremamente importante. Essas imagens podem servir tanto para mostrar para amigos ou familiares interessados em comprá-lo ou simplesmente para anunciar o aparelho em sites de compra e venda na internet.

Ainda recomendamos que você mostre diferentes ângulos do computador e pelo menos uma foto com o aparelho ligado e funcionando. Se o dispositivo tiver algum detalhe de uso, também faça questão de mostrar para que não haja reclamações depois.

6. Pesquise o valor

É claro que não adianta querer vender seu computador usado pelo menos preço (ou um preço similar) que um modelo novo. Pesquise bem o valor do modelo exato do seu notebook e considere bem o tempo de uso e os possíveis probleminhas que ele pode apresentar.

Lembre-se também que você não terá como oferecer garantia de que o produto durará muito mais tempo, então não adianta querer cobrar muito caro.

7. Identifique problemas

notebook problemas

Uma boa dica é tentar identificar todos os possíveis problemas que o computador apresenta. Pode ser uma tecla quebrado, um canto amassado, um defeito da tela em certo ângulos, etc. Caso tenha dificuldades com isso, peça que um amigo que entende mais de computadores dê uma olhada geral pra te falar sobre isso.

Isso pode te ajudar a fazer um anúncio mais claro e honesto, o que certamente agradará possíveis compradores e evitará problemas futuros.

8. Venda para conhecidos

Como mencionamos acima, você pode tentar vender o computador para conhecidos antes de tentar fazer isso de outra maneira. É uma garantia de que não terá problemas depois, já que a pessoa poderá ver e testar o produto pessoalmente.

Também acaba sendo mais interessante ter esse contato mais profundo já que você pode combinar melhor a forma de pagamento.

9. Venda na internet

Se não encontrar nenhum amigo ou familiar que esteja interessado em adquirir o seu computador usado, basta recorrer à sites como o Mercado Livre ou OLX. Você pode usar estes sites para criar anúncios, colocar fotos e vídeos do produto e acertar o preço que desejar por ele.

O melhor é que você pode fazer isso de graça com algumas limitações, o que já é um grande benefício. Se quiser ter ainda mais opções e atrair mais interessados, ainda há a alternativa de pagar uma taxa a um desses sites para ter melhores formas de pagamento e chances de mais visitas.

10. Faça uma boa descrição

Notebook HP

Depois de anunciar o computador em um site, não esqueça de descrever exatamente a condição atual do aparelho. Não adianta falar que o PC é novo se ele já tem uns três anos de uso, por exemplo. Seja honesto e revele todas as vantagens e problemas que o dispositivo tiver.

Isso não vai impedir que alguém o compre, especialmente se você for justo com o preço. Essas descrições e informações ajudam para que ninguém fique reclamando ou exigindo o dinheiro de volta por ter comprado um produto com propaganda enganosa.

11. Inclua acessórios

Caso tenha algum acessório do notebook que não vá mais usar, pode ser uma boa ideia inclui-lo na venda. Seja uma base, uma película ou um capa protetora, esse detalhe extra pode deixar mais pessoas interessadas, especialmente se você não cobrar tanto a mais por isso.

12. Tire qualquer dúvida

Se fizer um anúncio do computador em um dos sites que mencionados, não deve demorar muito para que apareçam interessados no produto. É claro que eles querem ter certeza sobre tudo antes de realizar a compra, o que os levará a te fazer diversas perguntas sobre o aparelho.

Nossa recomendação é que você responda tudo de forma bem clara e paciente. Isso também vai garantir que a venda aconteça mais rápida e sem problemas posteriores.

13. Aceite ofertas

Com um anúncio do notebook usado em um site vendas, é normal receber ofertas diferentes do que você pediu originalmente. No geral, muita gente pede para diminui um pouco o preço ou pergunta se você não poderia trocar o PC por outro produto e um valor em dinheiro.

Analise bem as ofertas e veja o que vale a pena, já que pode ser mais proveitoso dar um desconto de 50 ou 100 reais e vender o produto do que ficar esperando meses por um comprador que aceite o preço original.

14. Cuidado com os interessados

Notebook HP

Muitos das pessoas que usam o Mercado Livre ou o OLX tem medo de comprar um produto e receber algo totalmente diferente ou nem receber nada depois de fazer o pagamento. Esse receio também deve existir para os vendedores, já que sempre há um espertinho querendo se dar bem.

Há casos de pessoas que comprar e recebem o produto, mas relatam ao mercado livre que ao deu errado ou não funcionou só para conseguir o dinheiro de volta e ainda ficar com o seu produto. Não há como adivinhar quem fará esse tipo de coisa, mas é bom sempre estar atento.

15. Empacote bem na hora de enviar

Também certifique-se de empacotar bem o produto se ele for enviado pelos correios ou qualquer outro tipo de transporte que não dependa totalmente de você. Isso dá mais chances do computador chegar em bom estado ao seu destino, algo obviamente muito importante.

Se for entregar o notebook ao comprador pessoalmente, ainda vale a dica de ter bastante cuidado em seu transporte. Também é uma boa ideia testar o aparelho na frente da pessoa para que não haja dúvidas ou confusões mais tarde.

Gostou das dicas para vender seu notebook usado?

Deu para aproveitar nossa principais dicas e sugestões para vender seu notebook usado com mais eficiência? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo se deu tudo certo.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

6 Comentários

  1. Olavo 27 de junho de 2018 11:46

    Olá, parabéns pelas dicas, gostei muito do conteúdo. Acabei vendendo meu notebook através desse site: https://notebook-netbooks.compro-e-vendo.com/

  2. Carlos Alberto 25 de julho de 2018 17:34

    Aconselho o site http://www.recicleagora.com foi a melhor avaliação que tive e é super confiável.

  3. Henrique 9 de novembro de 2018 14:22

    Lendo o artigo e vi o comentario do amigo ai a cima, acabei vendendo tambem para o site https://www.recicleagora.com recebi uma avaliação que realmetente era o de se esperar e todo o processo foi super transparente e confiavel.

    • Felipe 9 de janeiro de 2019 11:55

      Olá notei que vcs venderam no site https://www.recicleagora.com/. Tambem estou querendo vender meu notebook, alguem pode me explicar como funciona e se é confiável?

      • Henrique 11 de março de 2019 16:09

        Felipe desculpe mas hoje que fui ver a notificaçao, cara é super simples todo o processo é por email e bem explicativo, vai seguindo os passos o que posso afirmar é que é confiavel, recebi o valor ofertado sem problemas.

  4. Italo 16 de maio de 2019 19:10

    Obrigado pelas dicas… Agora é anunciar e vender ^^

Voltar ao topo