15 melhores jogos de estratégia para PC
6 de outubro de 2017
4 Comentários
15 melhores jogos de estratégia para PC
15 melhores jogos de estratégia para PC

15 melhores jogos de estratégia para PC

4 Comentários

O PC é uma das melhores plataformas para games do gênero estratégia. Dividido em diversos subgêneros – como estratégia por turnos, estratégia em tempo real ou jogos táticos de esquadrões -,  esses títulos normalmente o colocam no papel de comandante de uma nação ou exército em busca da supremacia. O estilo também é caracterizado pelo desafio que impõe aos jogadores e pelo nível maior de complexidade. Se está procurando jogos de estratégia para PC, confira abaixo 15 das melhores opções para seu computador!

 

Dica: Também existem diversos jogos de estratégia para dispositivos mobile. Confira nossa seleção de games do estilo para Android!

1. XCOM 2

Um dos jogos de estratégia para PC de alto desafio. A continuação de XCOM: Enemy Unknown coloca a humanidade na ofensiva contra a ocupação alienígena. O título conta com duas camadas estratégicas: a organização da rebelião contra os aliens ao redor do mundo e os combates táticos entre seu esquadrão de soldados.

Os embates acontecem por turnos e obriga os jogadores a adaptarem suas estratégias de acordo com os cenários – gerados aleatoriamente – e as habilidades especiais das criaturas que está enfrentando. Considerado pelo AppTuts como um dos melhores jogos para PC em 2016, recentemente o título recebeu a expansão War of the Chosen, que inclui uma nova classe de vilões e possíveis aliados em sua luta contra a dominação extraterrestre.

Outros jogos semelhantes a XCOM 2: XCOM: Enemy Within, Xenonauts, Hard West

2. Warcraft III

Um dos maiores clássicos dos jogos de estratégia para PC. Warcraft III foi o título que precedeu o famoso MMORPG World of Warcraft, considerado o melhor jogo de aventura online. O título trouxe uma história envolvente, com uma virada de roteiro – o famigerado plot twist – lembrado até hoje pelos fãs do universo de fantasia medieval.

Warcraft III usa a fórmula dos jogos de estratégia em tempo real, ou seja, deverá montar sua base, construir seu exército e sobrepujar seu oponente antes que ele faça o mesmo com você. Lançado originalmente em 2002, ele contou com uma expansão chamada The Frozen Throne e rumores divulgados em junho de 2017 revelaram uma possível remasterização do clássico.

jogos-de-estrategia-para-pc-warcraft

Outros jogos semelhantes à Warcraft IIIStarcraft Remastered, Warhammer 40,000: Dawn of War, Command & Conquer: Red Alert 3

3. Total War: Shogun 2

A franquia Total War também é sólida entre os jogos de estratégia para PC. Assim como XCOM 2, ele também apresenta duas camadas estratégicas. A primeira se dá no mapa de campanha, no qual deverá gerenciar seus distritos, cidades, exércitos e agentes como diplomatas e espiões.

A segunda se dá no campo de batalha, onde deverá conduzir exércitos com milhares de soldados, manobrando-os de maneira à derrotar o adversário, seja em confronto direto, batalhas navais ou sitiando castelos. Shogun 2: Total War aborda o período feudal no Japão, então samurais, ninjas e monges guerreiros são alguns dos tipos de tropas que conduzirá para levar seu clã ao xogunato.

jogos-de-estrategia-para-pc-shogun2

Outros jogos semelhantes à Shogun 2: Total War: Total War: Warhammer, Empire: Total War, Oriental Empires

4. Commandos: Behind Enemy Lines

Um dos clássicos mais desafiadores entre os jogos de estratégia para PC. Commandos: Behind Enemy Lines o coloca para comandar um esquadrão de soldados infiltrados atrás das linhas inimigas na Segunda Guerra Mundial. Cada soldado possui habilidades e equipamentos específicos, que devem ser usados com inteligência, já que está em ampla desvantagem numérica.

Coisas como decorar rotas de patrulha, movimentar-se com furtividade e saber as vantagens e desvantagens de cada arma ou equipamento são cruciais para se dar bem durante as missões. O título foi originalmente lançado em 1999 e conta com 3 sequências.

jogos-de-estrategia-para-pc-commandos

Outros jogos semelhantes à Commandos: Commandos: Beyond the Line of Duty, Men of War, Shadow Tactics: Blade of the Shogun.

5. Age of Mythology: Extended Edition

Uma remasterização de um dos maiores clássicos dos jogos de estratégia para PC. Age of Mythology: Extended Edition traz as disputas em tempo real entre a mitologia de quatro civilizações diferentes, com suas divindades, lendas, heróis e monstros. Gregos, egípcios, nórdicos e até mesmo os habitantes de Atlântida fazem parte do conjunto, cada uma com uma maneira diferente de acessar os poderes de seus deuses.

jogos-de-estrategia-para-pc-agemythology

Recentemente, a remasterização recebeu conteúdo inédito, que também traz os seres mitológicos das lendas chinesas, como os guerreiros de Terracotta e deuses como Fu Xi e Shennong. O conteúdo se chama Tales of the Dragon e é comprado separadamente ao game.

Outros jogos semelhantes à Age of Mythology: Age of Empires II: HD Edition, Valhalla Hills, Rise of Nations

6. Sid Meier’s Civilization VI

Lançado em 2016, a sexta edição do jogo de estratégia por turnos criado por Sid Meier chega mais perto de se tornar a edição definitiva do game. No comando do grande líder de alguma civilização história – inclusive o Brasil! -, você deverá reescrever sua história.

A jogabilidade toda é feita por turnos e deverá lidar com todas as questões pertinentes a um líder: cuidar da distribuição de comida e felicidade da população, incentivar a cultura e a pesquisa, tratar com civilizações rivais através de comércio e diplomacia, assim como levantar seus exércitos e prepará-los para a guerra. Apesar da amplitude, o jogo tem se tornado mais amigável para iniciantes, mostrando tutoriais para todo tipo de ação.

Outros jogos semelhantes à Civilization VI: Sid Meier’s Colonization, Total War: Rome II, Endless Legend

7. Company of Heroes 2

Enquanto Warcraft III e Age of Mythology são jogos de estratégia para PC em tempo real com foco em seres mitológicos e fantásticos, Company of Heroes 2 retrata os combates reais da Segunda Grande Guerra. Soldados, metralhadoras, tanques e aviões são as unidades que irá comandar, enquanto luta ao lado das forças dos Aliados ou do Eixo.

jogos-de-estrategia-para-pc-companyofheroes

O título tenta ser o mais realista possível, impedindo que a estrutura fique apenas na construção rápida de um exército gigantesco para vencer os inimigos. É necessário pensar em elementos do terreno e como uma unidade se comporta perante outras. Por exemplo, mesmo um exército de 100 soldados com rifles não consegue dar conta de um tanque de guerra, já que sua munição não iria perfurar a blindagem.

Outros jogos semelhantes à Company of Heroes 2: Hearts of Iron IV, Blitzkrieg 3, Wargame: Airland Battle

8. Stronghold: Crusader HD

Outro clássico remasterizado com gráficos mais atuais, Stronghold: Crusader HD é para quem gosta de gerenciar todos os aspectos que envolvem o gerenciamento de um castelo medieval. Sua ambientação se passa no período das Cruzadas, ou seja, prepare-se para enfrentar perigos no deserto enquanto tenta retomar Jerusalém.

Stronghold: Crusader HD coloca o jogador para cuidar do colhimento de recursos – como comida, carnes, madeira e ferro -, passando também para sua manufatura, até chegar às mãos dos seus soldados, para então usá-los em suas batalhas. O título conta com missões históricas e inspiradas nas três Cruzadas que aconteceram durante a história.

jogos-de-estrategia-para-pc-stronghold

Outros jogos semelhantes à Stronghold: Crusader HD: Cossacks 3, Stronghold HD, Knights and Merchants

9. The Banner Saga

Entre os jogos de estratégia para PC, The Banner Saga pode ser considerado como o que possui a melhor narrativa. Se passando em um cenário inspirado na mitologia nórdica, deverá guiar um grupo de sobreviventes por regiões inóspitas, enquanto tenta escapar de uma ameaça desconhecida.

Seu sistema de combate, embora semelhante ao de XCOM, se diferencia bastante em mecânicas. A força de combate dos seus comandados está diretamente ligada ao quanto de saúde possuem, ou seja, quanto mais pancadas recebem, mais fracos ficam, obrigando o jogador a preservá-los o máximo possível. Fora dos embates, o jogo o obrigará a fazer diversas escolhas morais – muitas delas com consequências em todos os pontos, podendo inclusive significar a morte de um personagem querido.

Outros jogos semelhantes à The Banner Saga: The Banner Saga 2, Massive Chalice, Age of Fear

10. Heroes of Might and Magic III

Novamente outro clássico imortal entre os jogos de estratégia para PC. Se passando em um rico universo de fantasia medieval, o título conta com uma quantidade enorme de campanhas desafiadoras, podendo facilmente jogar horas a fio. Heroes of Might and Magic III mescla os games estratégicos com os RPG, permitindo comandar heróis habilidosos e melhorar suas forças de combate através de combates e treinamentos.

jogos-de-estrategia-para-pc-homm

Apesar de já contar com uma edição em HD, ela não traz as expansões do jogo original, sendo mais indicados sacrificar os gráficos atuais para poder aproveitar todo o conteúdo que havia sido disponibilizado na época. Heroes of Might and Magic III foi lançado originalmente em 1999.

Outros jogos semelhantes à Heroes of Might and Magic III: Age of Wonders, King’s Bounty: The Legend, Disciples II

11. Blood Bowl

Talvez o mais controverso entre os jogos de estratégia para PC. Ao invés de comandar tropas ou reinos em busca de glória, você deverá comandar uma equipe esportiva, que joga uma variante sangrenta do futebol americano. Mas não são apenas humanos comuns que disputam o esporte: vampiros, demônios, ogros são algumas das raças que podem fazer parte de sua equipe…ou dos times rivais!

Apesar do futebol americano ser um esporte dinâmico, a ação aqui acontece toda por turnos, com disputas resolvidas através da rolagem de dados. Afinal de contas, Blood Bowl é inspirado diretamente de um jogo de tabuleiro com o mesmo nome.

jogos-de-estrategia-para-pc-bloodbowl

Outros jogos semelhantes à Blood Bowl: Apenas sua sequência, Blood Bowl 2

12. Chroma Squad

Outro título que também não encontramos um título semelhante para comparação. Desenvolvido por um estúdio brasileiro chamado Behold Studios, Chroma Squad pode ser descrito como um “simulador de estúdio de séries super sentai“. Para quem não é familiarizado com o termo, super sentai são seriados japoneses que normalmente contam com uma equipe de cinco heróis, que lutam contra monstruosidades e forças do mal. Se assistiu seriados como Changeman e Power Rangers, é disso mesmo que estamos falando.

Durante o jogo, você deverá decidir como irá tratar com fãs, escolher quais equipamentos usará nos episódios e, como não poderia faltar, participará das cenas de ação. Apesar de ser um estúdio de série, as batalhas devem ser conduzidas como se fosse de verdade, movimentando seus rangers em um esquema de combate tático por turnos, como em XCOM 2 ou The Banner Saga. Mas em collants coloridos e muitas acrobacias.

Não há jogos semelhantes à Chroma Squad.

13. Crusader Kings II

Enquanto Chroma Squad é divertido, despretensioso e é um simulador de estúdios, Crusader Kings II pode ser considerado um “simulador de nobreza medieval”. Escolhendo um senhor feudal da era medieval – tanto pequenos condes como reis que fizeram parte da história -, deverá navegar pelo jogo dos tronos das nobrezas, construindo relações, planejando assassinatos e cuidando para que sua linhagem não seja extinta.

jogos-de-estrategia-para-pc-crusaderkings

O título já conta com um grande número de expansões, que permitem entrar na pele de sultões árabes, líderes orientais ou até mesmo marajás da Índia. Porém, é um jogo que exige mais paciência e planejamento do que ação propriamente dita, não sendo indicado para quem gosta de liderar tropas em combate.

Outros jogos semelhantes à Crusader Kings II: Europa Universalis IV, Stellaris, Sengoku

14. Epic Manager

Um jogo relativamente desconhecido, desenvolvido por um estúdio independente no Canadá. Epic Manager mistura mecânicas de simuladores esportivos como Football Manager em um mundo fantástico inspirado pelos RPGs. Apesar de suas mecânicas de combate serem similares ao gênero, o principal do game é coordenar sua agência, contratando aventureiros – e administrando seus contratos! -, melhorando sua agência e ganhando reputação entre as principais facções do reino.

Outros jogos semelhantes à Epic Manager: Empire Architect, Terroir, Automobile Tycoon

15. Reigns

Possivelmente o mais simples entre os jogos de estratégia para PC. Esqueça o comando de tropas, reinos complexos e amplitude de opções. Em Reigns, vc será um rei que sempre deverá optar entre duas escolhas, apresentadas como cartas. Cada decisão aumentará ou diminuirá a força de alguma das facções de seu reino: igreja, povo, comércio e exército. Porém, se qualquer uma dessas facções ficar forte ou fraca demais, seu rei será deposto, continuando o jogo como seu herdeiro.

Não existe jogo semelhante à Reigns, então vamos pular direto para nossa recomendação de textos no AppTuts:

Quais jogos de estratégia para PC mais jogou na vida?

Entre Civilization, Warcraft e XCOM, minha conta na Steam registrou a franquia Civilization como a mais jogada e é difícil não esconder minha preferência por ela e pelo gênero de estratégia por turnos em geral. Mas e vocês, qual franquia de estratégia mais joga no computador? É fã de RTS? Comenta logo abaixo e nos fale sobre seus favoritos!

Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

4 Comentários

  1. Luis Fernando. 9 de janeiro de 2018 17:48

    Gostei muito do zeus, master of olympus, do age of empires ii e do xogum total war.

  2. Kleber 7 de agosto de 2018 1:21

    faltou citar o lendário jogo da Total War ROME

    • Filipe Salles 7 de agosto de 2018 9:19

      Nossa Kleber, foi uma dúvida bastante cruel sabia? Rome: Total War foi meu segundo favorito na franquia, mas no fim eu preferi selecionar apenas um e Shogun 2 ficou com a posição, mas Rome com certeza é uma menção pra lá de honrosa!

  3. Felipe 14 de dezembro de 2018 21:51

    Battle Realms… é um jogo pouco conhecido, mas passei a infância toda jogando e até hoje tenho o CD original e sempre que sobra um tempo eu jogo tudo de novo…

Voltar ao topo