10 Melhores programas para liberar memória no Windows PC
Nenhum Comentário
10 Melhores programas para liberar memória no Windows PC
10 Melhores programas para liberar memória no Windows PC

10 Melhores programas para liberar memória no Windows PC

Nenhum Comentário

Todo mundo quer sempre ter um computador melhor, de preferência gastando o mínimo possível. Se você é uma dessas pessoas, pode se interessar por esse artigo, onde falamos dos melhores programas para liberar memória no Windows, uma das muitas coisas que ajuda a aumentar a velocidade de sua máquina.

Falaremos, também, de outras maneiras para deixar o computador ainda mais rápido, utilizando de várias ferramentas diferentes, oferecidas ou não pelo seu sistema operacional, incluindo alguns dos melhores programas para seu PC.

Muitas vezes é possível que você tenha recebido alguma mensagem de que está com pouca memória disponível, ou que alguma aplicação está com alto consumo de memória, mesmo que seu HD seja grande e esteja com muito espaço livre.

A razão para isso é que a memória necessária para o bom funcionamento é a RAM, uma memória muito mais rápida, mas bem menor. Ela funciona armazenando dados temporários para seu computador acessar os programas mais rapidamente. Siga lendo o artigo se quer liberar memória.

1. CleanMem Free

O primeiro os melhores programas para liberar memória no Windows é o CleanMem Free, um software gratuito com versão paga que permite ao usuário ajustar algumas configurações bastante simples uma vez apenas e deixar o programa rodando, sem precisar mais mexer nele.

O que essa aplicação faz é, basicamente, mandar uma mensagem para o Windows e garantir que o sistema não utilize memória de paginação, um tipo muito mais lento de RAM utilizado quando a memória boa acabou. Não é mágico e funciona, principalmente, para quem tem pouca RAM. Se se interessou, siga o link.

CleanMem Free

2. Mem Reduct

Outro dos programas para liberar memória no Windows é o Mem Reduct que é completamente gratuito, sem versão paga nem propagandas. Os desenvolvedores conseguem sustentar esse projeto através de doações dos usuários, então se gostar dele lembre-se disso.


É um pequeno programa extremamente leve que funciona ao apagar toda a memória do sistema que está em cache, algo que acaba por causar mais lerdeza no computador. Para baixar esse programa, basta ir nesse link e, no fim da página, clicar em memreduct-3.3.5-setup.exe.

3. Wise Memory Optimizer

Esse é um dos melhores programas para liberar memória no Windows em seu computador, já que recebe muitas atualizações e é mais completo que as opções anteriores, oferecendo mais de uma opção de limpeza.

Ele funciona ao fechar programas que estão desnecessariamente abertos, possui uma interface bastante simples e intuitiva, tem a opção de realizar limpeza automática quando abaixo de certo limite de RAM, dentre outras opções. Para ver mais, clique no link.

Wise Memory Optimizer programas para liberar memória no Windows

4. RAMRush

Esse é outro dos programas para liberar memória no Windows gratuitos que funciona otimizando o uso de RAM pelo sistema e pelas suas aplicações instaladas, fechando programas e processos desnecessários sempre que a memória disponível está baixa.

Sua interface é muito simples e intuitiva, mas não deixa de ser atraente por isso, sendo bastante similar à do gerenciador de tarefas mas permitindo, também, customização nela. Se tem interesse por esse programa, vá até o site.

5. MemPlus

Outro software, com uma funcionalidade muito similar às dos anteriores, é o MemPlus, que oferece a possibilidade de reduzir a quantia de RAM utilizada pelos seus aplicativos em execução, garantindo que vai ter mais memória disponível para o seu sistema e para você.

Ele ainda pode analisar a RAM, dizendo todas as especificações das instaladas em seu computador. Tudo isso está incluso num pequeno programa com muitas configurações e uma interface muito amigável e fácil de entender. Se tem interesse, siga o link até o site oficial.

6. Mem Clean

Mais uma excelente opção para limpar a memória de seu computador é esse programa, completamente gratuito, que faz tudo o que os competidores fazem, mas se utilizando de funcionalidades disponíveis pelo próprio Windows.

Sua interface é bastante reduzida, com poucas opções, mas muitas funcionalidades, reduzindo o quanto os processos utilizam, limpando o cache do sistema e monitorando o uso de memória. Para realizar o download, basta ir no site oficial.

7. CCleaner

Esse é um software que tem inúmeras opções de melhoria na performance do computador, que vão muito além de simplesmente ser um dos programas para liberar memória no Windows, sendo o mais completo da lista, mas redundante dependendo do usuário.

Ele já existe há muito tempo e faz, em sua versão gratuita, o que muitos aplicativos pagos não conseguem. Permite liberar memória, deletando o cache de muitos aplicativos diferentes, corrigir erros do sistema, monitorar a RAM, remover cookies indesejados, dentre muitas outras opções.

Se tens interesse numa ferramenta completa para melhorar o desempenho de sua máquina, essa é a melhor opção para você. Para baixar esse aplicativo, vá ao site oficial, onde você também pode se registrar para a versão premium e liberar ainda mais opções.

ccleaner programas para liberar memória no Windows

8. Reiniciar o Computador

Uma coisa muito básica, que até parece estranho estar nessa lista, é o simples ato de reiniciar o computador, algo extremamente necessário de ser feito com relativa frequência para garantir que não fiquem resquícios de RAM de aplicações anteriores.

Fazer isso vai resetar a memória, a deixando completamente livre e recomeçando o uso dela, fazendo com que o computador fique consideravelmente mais rápido que antes. É recomendado reiniciar o computador no mínimo uma vez por semana, mas de preferência diariamente.

9. Gerenciador de Tarefas

O Windows tem uma ferramenta excelente chamada Gerenciador de Tarefas, um programa para liberar memória no Windows que permite monitorar o uso dela, além de muitas outras  informações importantíssimas. Para abri-lo, basta clicar “Ctrl + Shift + Esc” em seu teclado.

gerenciador de tarefas programas para liberar memória no Windows

Nessa tela, ao clicar em “Memória”, os programas que estão abertos serão listados por uso de RAM, de maior a menor, permitindo que o usuário feche os maiores culpados. Para ver em maiores detalhes, pode ainda ir na aba de “Desempenho” e, na parte inferior da tela, abrir o Monitor de Recursos.

10. Utilize algum anti-virus

Uma razão que você pode estar precisando de programas para liberar memória no Windows é a existência de um vírus em seu computador; para livrar-se dele, é necessário baixar algum software específico, como o Avira ou o AVG, ambos com versões gratuitas.

O ideal é utilizar um dos melhores programas anti-vírus em conjunção com algum programa específico para a remoção de malwares, como o Malwarebytes.

E aí, o que achou da lista de programas para liberar memória no Windows?

Deixe nos comentários a sua opinião sobre eles e se te ajudamos de alguma forma a aumentar o desempenho de sua máquina. Diga, ainda, se esquecemos de adicionar na lista o seu programa favorito do tipo e não se esqueça de conferir a nossa lista dos melhores aplicativos para liberar memória no Android.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

Voltar ao topo