Reportar problemas e erros do Windows com o Problem Steps Recorder
11 de setembro de 2012
Um Comentário
Reportar problemas e erros do Windows com o Problem Steps Recorder
Reportar problemas e erros do Windows com o Problem Steps Recorder

Reportar problemas e erros do Windows com o Problem Steps Recorder

Um Comentário

Comunicar problemas e erros do Windows nem sempre é uma tarefa fácil. Entender as dificuldades de clientes e amigos é mais difícil ainda. A menos que ambas as pessoas estejam juntas a ver o que está a ser feito, qualquer tentativa de descrever o procedimento e os passos tende para o desastre. O Windows 7 e 8 incluem um programa chamado Problem Steps Recorder, que permite gravar e documentar os passos que um utilizador efetua.

O Steps Recorder cria imagens de cada passo executado, e descreve o passo em texto. Desta forma, você pode enviar a informação a um técnico ou um amigo para obter ajuda na resolução do seu problema. Você pode aprender a usar o app para reportar erros do Windows com nosso tutorial abaixo!

Começar

No Windows 7, o Problem Steps Recorder está escondido, e para o iniciar, é necessário usar a pesquisa no menu iniciar:

  1. Abra o menu iniciar.
  2. Na caixa de pesquisa, escreva psr.exe .
  3. Selecione o programa na lista de resultados da pesquisa.

No Windows 8, o programa está visível na lista de todos os programas:

  1. Aceda ao start screen
  2. Clique com o botão direito do rato, para aparecer o menu de contexto, com a opção “todos os programas” (all apps), e selecione-o.
  3. O Steps Recorder está no grupo dos Acessórios do Windows (Windows Accessories)

erros do Windows Steps recorder

Uma vez aberto, pode iniciar a gravação do procedimento, clicando no botão de gravação (“Start Record”). O aplicativo permite gravar até 25 passos. Se necessitar de mais para reproduzir os erros do Windows, poderá aumentar o número nas definições do aplicativo.

A captura dos passos é automático, sempre que efetuar algum procedimento com o rato como clicar no ecrã ou no botão. Sempre que clicar numa imagem será sinalizando na imagem o local onde efetuou o clique. Também, será criado um texto para incluir no guião de procedimentos, com informação do local onde clicou, o tipo de clique, e o aplicativo afetado. No fim, pode parar a gravação clicando no stop da janela do programa.

Durante a captura, é possível incluir comentários, através do botão “Adicionar comentário” (Add comment). Quando este botão é ativado, você pode marcar um lugar da tela e escrever seu comentário. O comentário aparecerá no relatório final como um passo do processo, com a informação escrita.


Confirmar a captura

Quando a captura é feita,  o resultado da captura é apresentado numa nova janela. Ele inclui um resumo genérico do conteúdo do ficheiro, os passos individuais e uma caixa de texto com dados adicionais.

Cada um dos passos contém uma captura de tela com a área do clique assinalado com uma caixa verde. Fora isso, ele também marca a hora da ação e uma descrição.

erros do Windows captura dos problemas

No caso de comentários, a imagem da captura é clareada, ficando apenas visível com nitidez a área assinalada para o comentário.

reportar erros do Windows

No final do relatório, existe ainda uma caixa de texto com os dados de cada passo onde pode acrescentar dados de texto adicionais.

comunicar erros do Windows

Para armazenar a gravação no seu HD, basta clicar em “Guardar” (Save). O arquivo final é um HTML compilado, que pode ser aberto no seu navegador de preferência.

Este arquivo pode ser transmitido para um técnico ou para um amigo por email, simplificando a comunicação do problema. É importante ter em conta que o texto escrito durante a captura não é gravada, o que evita a revelação de senhas. Se o texto introduzido nalgum campo de formulário for importante, deve ser adicionado às anotações finais.

Fim do suporte para o Windows 7

É importante avisarmos ainda que por mais que o problem steps reporter seja uma excelente ferramenta do sistema operacional, o suporte para o Windows 7 será encerrado completamento no dia 14 de Janeiro de 2020, conforme informado através de nota oficial da própria Microsoft, que se comprometeu a manter o serviço de suporte ativo por 10 anos após o lançamento inicial desta versão do sistema em Outubro de 2009.

Portanto, é recomendado que você atualize para versões mais recentes do sistema, no qual ainda poderá encontrar soluções para reportar seus erros (ainda no Windows 10 o mesmo comando através do Execute te leva ao Problem Steps Recorder do sistema).

O encerramento do suporte significa ainda que não haverão novas atualizações de segurança contra ameaças digitais (vírus, malwares, spywares, entre outros programas maliciosos).

Dica extra: baixe e instale o Windows 10 de graça oficialmente

Como o suporte para o Windows 7 está se encerrando e também não podemos garantir por quanto tempo o Windows 8 permanecerá ativo, o mais indicado realmente é partir para a versão mais recente do sistema, o Windows 10, visto que diversos desenvolvedores de software e a própria Microsoft está concentrada em prover melhorias e garantir compatibilidade para esta versão do sistema.

Muita gente não atualiza para o Windows 10 pela questão do preço, porém, a verdade é que é possível baixar e usar o Windows 10 de graça oficialmente, sem piratear nem nada parecido. Se está interessado em atualizar seu sistema, não perca nosso passo a passo para que você possa fazê-lo agora mesmo.

O Windows 10 foi lançado em 29 de Julho de 2015 e é hoje considerado o sistema operacional mais leve e otimizado da Microsoft, sendo recomendado para todos os usuários de Windows. Além disso, como mencionamos anteriormente, você ainda poderá utiliza o Problem Steps Recorder da mesma forma nesta versão do sistema.

Conseguiu reportar os erros do Windows?

Deu para aproveitar o nosso tutorial para aprender como reportar os erros do Windows? Não esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que achou do Problem Steps Recorder.


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

1 Comentário

  1. ANTÓNIO JOSÉ MACHADO 28 de agosto de 2017 12:52

    AS ATUALIZAÇÕES DO WINDOWS NÃO ENTRAM . DÁ FALHA NAS ATUALIZAÇÕES. PEÇO AJUDA URGENTE

Voltar ao topo