Como voltar do Windows 10 para o 7 ou 8.1?
2 Comentários
Como voltar do Windows 10 para o 7 ou 8.1?
Como voltar do Windows 10 para o 7 ou 8.1?

Como voltar do Windows 10 para o 7 ou 8.1?

2 Comentários

O Windows 10, lançado recentemente pela Microsoft, é um ótimo sistema operacional e já se tornou bem popular com os usuários de Windows principalmente pela atualização gratuita que ainda está oferecendo a quem tinha um Windows 7 ou 8. Acontece que nem todo mundo gostou tanto assim da nova versão do sistema ou até já teve alguns problemas com ela e gostaria de retornar à sua versão antiga.

Por sorte, isso é algo extremamente fácil de fazer e até a Microsoft tornou o processo mais simples para aqueles que se arrependessem da atualização. Como nós já ensinamos como instalar o novo Windows com um pen drive, nada mais justo do que ajudar quem quer fazer o processo contrário e voltar do Windows 10 para o 7 ou 8. Basta conferir nosso tutorial abaixo, que explicará todo o processo passo-a-passo.

Antes de tudo, só lembre de fazer um backup de seus arquivos mais importantes. O processo em si é bem seguro e simples, o que não deve causar nenhum problema ao seu computador, mas essa dica vale como preparação para qualquer processo importante em seus dispositivos.

Voltar do Windows 10 pelo próprio sistema

Se você atualizou o seu Windows há menos de um mês, ainda é possível restaurar sua versão antiga com ajuda do próprio sistema. Ou seja, a Microsoft pensou exatamente nos usuários que poderiam se arrepender da atualização e os deu uma opção fácil de voltar.

Para começar, pressione a tecla do Windows e o “I” juntas para abrir o menu de configurações. Clique em “Atualização e Segurança” e escolha a opção “Recuperação”, onde você verá a tela abaixo:

voltar do Windows 10

Clique no botão “Introdução” embaixo do “Voltar para o Windows” (que mostrará 7 ou 8 dependendo de qual versão você usava antes) para começar. O processo começará e durante isso, uma janela poderá aparecer para que você responda o motivo de estar voltando para o sistema antigo. Responda como achar melhor e aguarde enquanto seu velho Windows volta à vida.

O processo não deve demorar muito, mas você não poderá usar o PC enquanto ele ocorre. É importante que você não deixe que o computador desligue sem querer, já que isso pode corromper seu sistema totalmente. Depois de tudo for finalizado, já será possível utilizar seu Windows antigo exatamente como antes, além de você ainda poder voltar ao Windows 10 mais tarde se quiser.


Leia também: Os 10 melhores players de vídeo para Windows

Voltar do Windows 10 com reinstalação do sistema anterior

Se o seu primeiro mês com o Windows 10 já passou e você não encontrou a opção acima em suas configurações, há outra maneira de voltar para seu sistema anterior: reinstalando-o por conta própria. O problema é que isso significa que tudo será apagado, então o backup que mencionamos antes será mais que necessário.

Depois de salvar seus arquivos, use um DVD ou dispositivo USB que tenha a versão do seu Windows anterior (o DVD geralmente vem junto com seu computador quando você o compra) e o coloque em seu PC. O processo será basicamente o mesmo de qualquer instalação de Windows: selecione o dispositivo com o Windows para começar e escolha as configurações que desejar para continuar.

instalar windows 7 ou 8.1

Você também pode apertar o botão F12 quando seu Windows estiver iniciando para selecionar que o sistema inicie diretamente do DVD ou dispositivo USB que estiver inserido no computador. Isso vai acabar no mesmo menu de instalação no fim das contas, então não faz tanta diferença.

Como sempre, o Windows deverá pedir pela chave do produto, que deverá estar em um adesivo atrás seu computador, em um email enviado pela Microsoft quando você adquiriu o Windows ou até no próprio DVD com o sistema.

Depois que o processo estiver finalizado, você encontrará seu velho Windows da forma que era, mas sem nada instalado (além dos aplicativos padrão colocados pela Microsoft). Claro que se você realizou o backup e salvou seus arquivos, não deve ter problemas em ter tudo de volta ao lugar.

Fique atento ao suporte para o Windows 7!

É verdade que diversos usuários ainda preferem o Windows 7 em relação ao 10 ainda hoje, entretanto, é importante ficar atento que o suporte para o sistema operacional será inteiramente encerrado no dia 14 de Janeiro de 2020, conforme nota oficial da própria Microsoft.

Os mesmos informaram que se comprometeram a oferecer suporte ao Windows 7 por um período de 10 anos. A intenção é que os usuários movam para as versões mais recentes do sistema, especialmente pois desenvolvedores de software, drivers e outras soluções para Windows estão hoje mais focados em prover compatibilidade com o Windows 10.

O que isso significa para o usuário é que você não mais receberá assistência em relação à problemas relacionados diretamente ao bom funcionamento do sistema operacional e, principalmente, não receberá atualizações de segurança para ajudá-lo a proteger de novas ameaças após esta data.

Portanto, para presar por sua própria privacidade e segurança ao utilizar os sistemas de Microsoft, realmente é recomendado não utilizar o Windows 7 a partir desta data!

Conseguiu voltar do Windows 10?

Por enquanto, estas são as maneiras mais simples de voltar do Windows 10 para uma versão anterior. Se mesmo com o suporte do Windows 7 acabando você ainda deseja retornar à esta versão do sistema operacional, não deixe de nos dizer nos comentários se você conseguiu realizar o procedimento ou se teve alguma dificuldade ou dúvidas! Aliás, estamos curiosos para saber qual é sua versão do Windows favorita entre o 7, 8 e 10?


Seções:



Junte-se a nós na nossa área de membros!
Faça login ou registre-se e receba as novidades em primeira mão.
Guarde artigos para ler mais tarde ou acesse aos seus favoritos.

Comente este artigo

* Campos de preenchimento obrigatório

2 Comentários

  1. SONIA APARECIDA DE OLIVEIRA LAZAROTTI 24 de outubro de 2016 22:02

    QUERO VOLTAR PARA O WINDOWS 7

  2. Jose Teixeira 28 de fevereiro de 2017 21:41

    meu note ja veio com o windows 7 ativado, não veio cd de reinstalação, como devo proceder?

Voltar ao topo