Mac
Nenhum Comentário
Mac

Usuários Mac sofrem ataque hacker

Esse fim de semana os usuários de Mac sofreram a primeira tentativa de um novo tipo de ataque hacker: o sequestro de informações importantes. Chamado ransomware, os ataques em Mac consistem em infectar um computador e criptografar dados importantes do usuário – como senhas de cartão, dados bancários, etc – para em seguida demandar o pagamento de um resgate dessas informações.

Normalmente os alvos são os computadores com os sistemas operacionais Windows, mas pela primeira vez os usuários dos computadores da Apple se tornaram os alvos da ação. Chamado KeRanger, o programa foi o primeiro a conseguir ultrapassar as defesas do Mac, de acordo com entrevista dada pelo Diretor de Inteligência relacionada a Ameaças Ryan Olson à Reuters.

A invasão se deu através de uma cópia infectada do software Transmission, usado para transferência de dados BitTorrent. Ao atualizar para a versão 2.90 do aplicativo, os computadores eram infectados pelo vírus. Enquanto a Apple revogou o certificado digital que permite a instalação do software malicioso, a equipe responsável pelo Transmission lançaram uma nova atualização (2.92) que remove o KeRanger assim que instalada.

Foi dito também que o vírus fica inativo por três dias após a instalação, recomendando aos usuários cautela. Como a disseminação do programa maligno começou na sexta-feira (04/03), o vírus pode estar começando os ataques em Mac hoje ou nos próximos dias. Após detectar e encriptar as informações, o vírus solicita o pagamento de 1 (um) bitcoin, ou cerca de quatrocentos dólares – cerca de R$ 1.515,00 de acordo com a cotação do dia 07/03.

Veja também: 3 sinais de que o seu Mac pode ter um vírus!

Ataques em Mac

Outras sugestões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *